Novos Caminhos, Velhos Trilhos

agosto 29, 2023

Pr. Dr. José Roberto Pereira de Britto.

Filed under: Sem categoria — sdusilek @ 11:39 am

Descansou.

Tio Roberto, o mais humano dos deuses da educação teológica que habitaram a Colina durante a maior gestão que o STBSB teve (e terá), a chamada era Reitor David Malta.

Dono de uma risada única, contagiante, tinha uma mente brilhante. Depois de longos anos sem nos vermos, trombei com ele no local mais improvável: no Caio Martins, por ocasião da assembleia da CBB em Niterói no ano de 2011.

Ultimamente, antes de ser acometido pela doença, nos falávamos pelo menos a cada 10 dias, tempo suficiente para uma autoexposição que demandava dele o cuidado na forma de alerta, ou ainda uma observação, contribuição, esperta.

Vítima da perversidade que habita os corredores institucionais da Convenção Batista Brasileira, tio Roberto descarbonizou sua fé. Aos moldes da teologia radical, matou o deus denominacional, que se apresentava com feição batista. Mesmo assim, paradoxalmente, nunca deixou de ler O Jornal Batista. Acho, inclusive, que era o único assinante…

A reação diante de sua perda é a mesma. As pessoas estão se falando, se ligando, como em uma última homenagem a quem tanta gente marcou.

Quando publiquei alguns textos em revistas acadêmicas, ele me pediu para ler. Depois, me agradeceu. Interpretei sua gratidão como um “lavar a alma”, daquele que fora tão injustiçado. 

E o galático STBSB vai sendo reunido ao redor de Jesus. Imagino que nesse momento meu pai deve estar fazendo um churrasco nos tijolinhos do céu, conversando com Pr. Helcio Lessa, Pr. David Malta, Tio João Carlos Keidann, tendo as risadas do Tio Roberto enchendo o ambiente. Aliás, o meu céu tem a cara do Seminário do Sul de 78-83. Jesus? Está curtindo o papo dessa turma, assim como curtia as rodas de conversa e as festas na Palestina.

RIP TIO ROBERTO. ATÉ QUALQUER DIA.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.