Novos Caminhos, Velhos Trilhos

junho 3, 2017

Onde estão nossos referenciais?

Filed under: Sem categoria — sdusilek @ 10:04 pm

“Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (I Corintios 11:1)

Hoje faleceu o querido Pr. Oliveira de Araújo, e com ele foi-se mais um referencial de vida que tínhamos aqui. O referencial é aquela pessoa que lhe faz bem mesmo sem saber o impacto que causa em sua vida. O referencial nos motiva a prosseguir, mesmo diante de lutas injustas e sem fim. O referencial está ali como marco de fé, de vida, como exemplo vivo da ação de Deus, como alguém cuja vida aponta para Deus. Assim era o Pr.Oliveira.

Dos muitos momentos que pude conviver um pouco com ele, lembro especialmente de dois. O primeiro, no Despertar de Niterói em 2001, quando convidamos a ele para ser um dos oradores do congresso. Ele veio disposto, feliz, e trouxe uma poderosa mensagem. A ênfase era em missões… bem, sua vida já falava por si só. Entre um dos intervalos daquele congresso que reuniu cerca de 8000 jovens na 6a a noite, ele me pegou pelo braço e disse: “Sérgio, vejo que você é um grande líder. Tudo está acontecendo e você não subiu naquele palco uma só vez para aparecer. Líderes bons são assim: você os percebe, sem que eles apareçam”. Relativizei, disse que a equipe era tão boa que não precisava, mas confesso que foi uma baita palavra de ânimo que recebi em uma das tardinhas daquele congresso. Pr. Oliveira era de uma grandeza… preocupando-se em abençoar um jovem pastor como eu… ele que já tinha sido tanta coisa na denominação… Essa grandeza se manifestava nas vezes em que cedeu o púlpito da PIB Vitória para que pregasse. Não foi só comigo. Vários colegas foram atingidos por essa benevolência do Pr. Oliveira.

Posteriormente, e coloquei isso no face, foi na CBB de São Luís-MA, em 2008. Eu tinha sido convidado para pregar na sessão de sábado a noite, quando teria o culto dirigido pela JUMOC. Contudo na 6a pela manhã, o presidente da CBB pregaria para a Assembléia convencional. Pr.Oliveira estava com a saúde debilitada, presidia a CBB com um carrinho com oxigênio a tira-colo, e naquela manhã trouxe uma poderosa mensagem. Lembro vividamente dele ilustrando um ponto de sua mensagem com um presente que recebera da sua filha Rebecca. Após abrir o embrulho, ele retira a tampa de uma caixa de sapato e nela estava uma peteca. Junto da peteca, um bilhete: “pai, não deixe a peteca cair”. Choramos com ele, diante da sua luta, mas também pela Graça de Deus contida nesse singelo renovo.

Quando fui para o Seminário (STBSB) em 1995, penso que havia muitos referenciais de vida, alguns pela fé e vida com Deus, outros também pela capacidade que possuíam. Mesmo correndo o risco da injustiça, citarei alguns: Mauro Israel Moreira, Oliveira de Araújo, Xavier, Darci Dusilek, Tymchak, Isaltino Coelho, David Baeta, Hélio Schwartz Lima, Arlécio Franco Costa, Salovi Bernardo, Orivaldo Pimentel Lopes, Carlos César Peff Novaes, Fausto Vasconcellos, entre outros. Ocorre que a primeira parte dessa lista já está com  o Senhor (são nossos referenciais acessíveis pela memória), a outra parte ou já deu sua contribuição, ou não vê como fazê-lo atualmente.

O problema disso são os referenciais: para qual líder um jovem pode olhar? Salvo uma ou outra exceção “fruto da boa vontade”, não encontro referenciais nas diretorias das Convenções as quais estou ligado hoje. Não digo que não haja gente esforçada e até com uma certa “liderança DDA” – sempre distraído com outras coisas. Contudo, estão longe, mas muito longe dos nomes citados.

Termino dizendo que você não precisa concordar comigo. É um direito seu enxergar nos atuais líderes denominacionais uma melhora. Porém sigo pensando que como denominação sofremos o mesmo empobrecimento do Congresso Nacional: ou dá para comparar este congresso com o do final da década de 90?

Preocupado,

Pr.Sérgio Dusilek

sdusilek@gmail.com

 

 

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: