Novos Caminhos, Velhos Trilhos

maio 8, 2017

ARRANCADO PELA RAIZ

Filed under: Sem categoria — sdusilek @ 11:40 am

[se puder, leia a barra ao lado]

Arrancado pela raiz

“Respondeu-lhes Jesus: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada” (Mt.15:13).

O texto acima é uma fala de Jesus à preocupação dos seus discípulos com o escândalo dos fariseus. Revela um quadro que permanece atual: toda tradição religiosa se escandaliza de Jesus. O próprio Dostoievski em Irmãos Karamazov coloca Jesus sendo torturado e perseguido novamente, só que pelo cardeal católico… De fato, as tradições por serem uma tentativa de domesticação (Roger Bastide) do sagrado, nunca poderão conter a face mais “selvagem” (Bastide) desse sagrado, que para nós é a pessoa de Jesus Cristo. O resumo: sempre haverá escândalo. Toda igreja que desejar andar como Jesus andou provocará algum escândalo: mas perceba, o escândalo é com os de dentro, com os religiosos que estão assentados (como o grande Jaba do Star Wars!) numa tradição. Aliás, Jesus nunca causou escândalo para os de fora…

Essa fala de Jesus tem aplicações diversas. A mais evidente é que as tradições que assumimos, mas que não condizem com Jesus, Deus mesmo as arrancará. Se é verdade que a vida cristã se faz com semeaduras divinas (Mt.13), é igualmente verdadeiro que o Diabo procura plantar muita coisa junto da semente de Deus para nos tirar a verdadeira vida e alegria que vem do Senhor. São joios que crescem com o trigo… tem cara de saciedade mas não alimenta a alma. A maneira mais usada (não a única) pelo Diabo para espalhar suas sementes na nossa alma é pela via da tradição religiosa. Assim, sem perceber, colhemos o que é infernal com aparência de celestial. Esse tipo de planta só pode ser arrancado pelo Pai.

Outra aplicação está ligada naquilo que a vida nos oferece. Muitas vezes recebemos coisas boas da vida. Outras tanto coisas ruins. Encontramos alegrias, mas também frustrações e decepções. Pessoas nos dizem coisas boas; outras nos envenenam a alma. Sim, turma querida, as palavras são sementes lançadas que tanto FLORESCEM (olha aí Carol!), quanto germinam figueiras bravas, raízes de amargura (Heb.12:15)… As nossas dores da alma transformadas em raízes de amargura precisam ser arrancadas pelo Pai à fórceps!

Por fim há os valores, que são maneiras pelas quais Deus procurou preservar a nossa vida e a nossa sociedade. Ser mais altruísta e menos egoísta, procurar estabelecer vínculos relacionais sólidos, de amor profundo, ao invés de uma conduta promíscua; ser honesto, correto ao invés de desonesto; lutar pela justiça e espelhá-la nas suas ações, entre outros é adotar valores que evitam a nossa dilaceração e muita dor. Outros valores que não correspondem àquilo que vem de Deus precisam ser arrancados pela raiz, uma vez que os valores que adotamos se tornam a nossa base de sustentação, tanto para o mal, quanto para o bem. Essa intervenção profunda, essa transmutação de valores só através do nosso Pai Celestial.

Agora terminando mesmo (rsrs)… em tempos de filme “A Cabana” há uma imagem impressionante do livro e que também está no filme. O Espírito convida o protagonista (??? ou Deus seria o protagonista?) a arrancar pela raiz o jardim dos fundos da casa. Plantas feias, mato, mas também flores lindas precisavam ser arrancadas. Isso porque o terreno precisava estar preparado para o novo plantio que Deus iria realizar. Novas e celestiais sementes seriam jogadas sobre aquela terra… Assim é conosco também. Quantos divinos plantios são impossibilitados simplesmente porque nossa terra (nosso coração) está repleta de outras plantas? É preciso arrancá-las… deixar que o Pai as arranque. De fato, essa experiência dói. É uma cirurgia espiritual-emocional que arrebenta conosco, contudo, PRESERVA A NOSSA VIDA. É algo que temos que passar para que possamos prosseguir vivendo, ou então, descobrir a vida plena e abundante que há em Jesus. Lembre-se: quando algo tiver sendo arrancado da sua vida pelo Pai, é porque coisas melhores Ele vai semear no seu coração.

Com carinho,

Pr.Sérgio Dusilek

sdusilek@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: