Novos Caminhos, Velhos Trilhos

outubro 19, 2016

ACIMA E NÃO “ACUMA”

Filed under: Sem categoria — sdusilek @ 4:40 pm

O Trocadilho no tema é para quem é pai de menina… Vc certamente já viu o desenho animado que tem essa idéia. Contudo a questão aqui é outra, e antiga.

O crente está sujeito à alguma lei? Desde os primórdios do cristianismo há um tensão na vida eclesiástica entre o que se convencionou chamar de antinomismo (vida sem lei) e legalismo (vida só na lei). Alguns tendem a compreender que a vida com Jesus confere tanta liberdade que se pode fazer o que quiser. Por outro lado há aqueles que acham que optar por Jesus é escolher um novo código legal, o que no sertão potiguar se chamaria de “lei dos crentes”. O próprio uso do slogan “proibida a entrada de pessoas perfeitas” ao mesmo tempo que aponta para a realidade de quem compõem a Igreja, representa um convite à frouxidão moral…

O fato é que quem se acomoda à margem da Lei ou debaixo dela, está abaixo do querer de Jesus (Mt.5:17-20). Isso porque a meta sempre será elevada, caso desejemos agradar a Jesus. Jesus nos convida não à superioridade, mas a um padrão elevado, ACIMA. Quando Cristo afirma que nossa justiça (nossos atos devem ser justos) deve exceder a de escribas e fariseus, Ele quis dizer:

  • Que Ele (Jesus) não aboliu/destruiu as ordens morais de Deus. Por um lado Ele cumpriu tudo o que foi dito a seu respeito; por outro lado Jesus não se contentou com a interpretação farisaica da Lei, a qual extraiu, coou, a Palavra de Deus, transformando-a em religião. Entre a tradição farisaica presente e lida na Mishná e o texto bíblico (massorético), Jesus fica com a Palavra. Faz mais: Ele a reinterpreta, mostrando nos exemplos seguintes que a única forma de exceder o padrão farisaico é reconhecer que, por mais que tentemos, jamais conseguiremos a perfeição aqui. Por isso que enquanto a almejamos, precisamos da Graça.
  • Que o comportamento moral e uma vida cheia da Graça não são paradoxais. Pelo contrário! São sinais do mesmo fluxo; são vias de testemunho (contexto anterior). Uma vida cheia de Graça não é uma via libertina, pois este sabe quão caro foi o preço da sua liberdade (Gl.5:1,4,13). Uma vida de Graça excede… procura ir além dos fariseus. Este transbordar aqui pode ser visto quando abrimos mão, por exemplo, do uso do nosso direito garantido em Lei para que esse exemplo de abnegação sirva como testemunho para nossos devedores… isso é Graça que excede, que transborda e que nos faz viver ACIMA, um padrão elevado que difere em muito do que hoje existe com o nome de evangelho.

Num tempo em que políticos andam se banhando em postos de combustíveis e que muitos se assustam com os desvios e a corrupção, a única saída que nos cabe não é estar além desses réprobos homem, nem tampouco, segundo a idéia de Jesus, estar nivelado ao probo Sérgio Moro. Nosso convite é para exceder esse padrão, para ir além, para transbordar em Graça, sendo canais limpos para o fluir da pura água/Graça divina. Jesus nos quer ACIMA.

Pr.Sergio Dusilek

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: