Novos Caminhos, Velhos Trilhos

dezembro 30, 2013

ISABEL E MARIA

Filed under: Sem categoria — sdusilek @ 6:21 pm

Isabel e Maria

(Lucas 1;39-45, 66)

Este é um tempo de expectativas. É também um tempo de promessas. Renovamos nossa disposição, o ânimo, os planos e porque não, as promessas. Pois no texto de Lucas 1:39-45,66 temos o encontro de dois tipos de pessoas que retratam como chegamos num final de ano. Falo de Isabel e Maria. Interessante notar o resgate que Lucas faz do papel da mulher no Reino de Deus ao colocar sob o prisma delas as impressões e a ótica dos últimos acontecimentos.

Isabel é o protótipo de quem chega no fim de ano carregado. Cheio de percalços, contabilizando perdas, sem esperança, sem forças, extenuado, e com uma esterilidade perceptível sobre seu futuro. Seus sonhos já não mais existem. O que existe é uma espera pela morte, pela passagem. Isabel era esposa de um respeitável sacerdote chamado Zacarias. Pessoa séria e temente a Deus. Só que sua esposa e com isso sua casa, carregava uma suspeição de “maldição” devido ser ela estéril. E agora já com  uma idade mais avançada. Por estarem numa família sacerdotal, ambos se acostumaram com aquilo que é anormal, porque espiritual. As coisas de Deus se tornaram simples demais. Não havia nada mais de especial nelas…

Já Maria é o tipo da pessoa que chega para a virada de ano cheia de gás. Completamente animada, renovada, com tanta expectativa e sonho que nem sabe mais onde guardá-los. Maria estava desposada (noiva) de José. Planejava seu casamento. Sonhava com ele. Uma adolescente que vivia, ainda que palestinico, o seu sonho de princesa, o seu conto de fadas. Ela é a foto da esperança.

Só que acontece uma coisa com ambas. E isso muda o rumo da vida delas.

1)    Elas recebem a visitação do Senhor (1:42-43);

O que faz a diferença, o que promove a mudança é a visitação do Senhor. A vida com Deus ganha novos contornos quando somos visitados por Ele. Nós deixamos de aceitar uma convivência ou mesmo coexistência com as coisas de Deus (espirituais) e passamos a dar a elas seu real valor. O espiritual ganha o real por meio do VALOR.

A visitação do Senhor fez com que Isabel fosse renovada a tal ponto que a simples menção da chegada de Maria ela exalta o Senhor e brada o nome de sua parente. Esse bradar mostra uma nova postura para com a vida. E essa postura, oriunda de uma especial e divina visitação, foi acompanhada pelo sentimento de indignidade (v.43) e também pela vontade de compartilhamento.

A visitação do Senhor a Maria fez com que seus sonhos fossem turbinados. Mais do que viver os nossos sonhos é viver o sonho de Deus para nós.

Maria não guardou segredo. Mas foi compartilhar sua maior experiência de vida com alguém de confiança e que lhe daria guarida. Quem sabe ela não foi procurar refúgio, ao primeiro sinal de sua gravidez, com a única que a entenderia e acolheria?

A maior evidência dessa visitação é a presença da mão do Senhor (v.66). Essa presença é marca da intervenção divina.

  • COMO VOCE CHEGOU AO FINAL DE 2013? COMO ISABEL OU MARIA? POR QUE? COMPARTILHE…
  • E EM QUE ÁREA DE SUA VIDA VOCE PRECISA DA VISITAÇÃO DO SENHOR? COMPARTILHE.

 

2)    Elas crêem na Promessa de Deus (v.45);

Nesse tempo de promessas, de expectativas, vale a pena ter a promessa que Cristo nos fez renovando nossa vida. O que ele prometeu a voce e que ainda não foi cumprido? Não desista dessa promessa, mesmo porque Deus não desiste de Sua Palavra! Ela permanecerá para sempre.

São essas promessas que nos fazem emudecer. O sonho impossível de uma mulher (Isabel) agora se torna realidade: ela fica grávida. O sonho inimaginável de outra mulher, uma moça chamada Maria, acontece: ela engravida por um milagre do Espírito Santo. Agora preste atenção: uma coisa é quando Deus ajuda que nossos sonhos se tornem realidade; outra coisa é quando Deus derrama Seu sonho sobre você! Essa é a diferença entre Isabel e Maria. Ambas creram na mensagem angelical. Só que uma viu seu sonho ser realizado e outra viu o SONHO DE DEUS SENDO DERRAMADO SOBRE SUA VIDA.

Saiba que o melhor e maior sonho de Deus para nós é Jesus! Ele é a maior promessa! Ele é o melhor que o Senhor tem para nos dar!

  • QUE PROMESSA QUE DEUS LHE FEZ QUE AINDA NÃO SE CUMPRIU? COMPARTILHE;
  • VOCE JÁ TEM A MAIOR PROMESSA DE DEUS E DE SUA PALAVRA, A SABER: JESUS CRISTO, NA SUA VIDA?

Quero terminar destacando duas coisas. A primeira delas é que o bebê João Batista, ainda em gestação intra-uterina, reconheceu a presença de Jesus, sendo que este possivelmente estava numa forma “zigótica”. Destaco isso para lhe afiançar que todos temos a possibilidade e a sensibilidade para reconhecer a presença de Jesus. E Ele está perto de todos os que o invocam.

A segunda coisa é que para que Jesus entrasse na História, Deus escolheu uma mulher, uma moça chamada Maria. Era necessário um ventre para que o Senhor fosse gestado. Hoje, o Espírito de Deus anda procurando gente que quer deixar Jesus fazer parte de sua História. Mas agora não é mais necessário ventres para que ele nasça. Agora é preciso corações. Deus está a procura de corações, inclusive o seu, para que Jesus nasça e seja gestado nele. A pergunta é: você vai deixar Cristo nascer no seu coração? Há lugar para Jesus em sua vida?

Meu desejo mais sincero é que você abra sua vida, seu coração para receber Jesus. Recite Romanos 10:9 com a alma. Ore fazendo o convite para Jesus ser Salvador e Senhor de sua vida.

Com carinho,

Pr.Sergio Dusilek – sdusilek@gmail.com

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: