Novos Caminhos, Velhos Trilhos

junho 19, 2012

DEFININDO PRIORIDADES – LUCAS 10:38-42

Filed under: Estudos — sdusilek @ 10:18 pm

Definindo Prioridades…

 

Tenho aprendido com a vida que muita gente boa se perdeu no processo de crescimento espiritual, emocional e profissional simplesmente porque não estabeleceu prioridades. Uma coisa é discerni-las, outra sabê-las; outra completamente diferente é estabelecê-las. De um modo geral o ser humano tem dificuldade de estabelecer suas prioridades. Isso porque normalmente damos muito valor ao que os outros valorizam, mas não ao que realmente importa. Um exemplo bíblico clássico está em Lucas 10:38-42. Trata-se da proximidade de uma família de Betânia com Jesus, composta por Lázaro, Marta e Maria.

 

Prioridades são importantes porque sempre vai aparecer algo para fazer. Nessa sociedade extremamente ocupada na qual vivemos, nesse tempo “martiano” é praticamente uma “gafe” dizer que voce possui um tempo livre. Nós somos instados a preencher os horários do descanso! Por isso, não se iluda: sempre vai ter algo para você fazer, na hora da sua devocional, no momento do culto com a igreja. A era da informação, esse momento tecnológico que vivemos faz com que sejamos achados até quando “nos escondemos”. Estamos tão ocupados e com coisas que não trazem sentido, realização, que Henri Nouwen chegou a afirmar que a humanidade sofre de um tédio não pela falta do que fazer, mas sim pelo seu excesso. É como o processo alienante que se estuda em Administração de Empresas com a implementação do modelo “Tempos & Movimentos” por Henri Ford e a curva de declínio ao longo do tempo na linha de produção. Muito trabalho, pouco significado.

 

Não se deixe absorver por preocupações que por vezes não merecem nossa atenção, nem tampouco boa parte do nosso tempo. Nem se deixe levar “pela toada” social que apregoa a frenetização da vida. Estabeleça prioridades, antes que apareça algo para fazer e roube o que há de melhor (v.40,42).

 

Se é verdade que precisamos de prioridades, mais ainda é a necessidade de termos o nosso tempo com Jesus como a prioridade maior. Estar com Jesus é a melhor parte. Ouvir as Palavras de Jesus é o que interessa, pois elas permanecerão (Is.55). A boa parte, a melhor parte não será tirada. Essa foi a garantia de Jesus para gente como Maria (Lc.10:42). Como bem disse Bill Hybels, justamente porque somos atarefados, ocupados demais é que não dá para deixar de orar. Por conta de um ritmo de vida cada vez mais frenético, mais aflitivo (thetlimene – preocupações ansiedade) que por vezes faz com que pessoas percam o espaço do quarto, da devoção, é que o culto comunitário, a reunião como igreja deveria ser Inegociável. Se infelizmente para uns o único momento na semana de parar para ouvir Deus é o culto de domingo, este deveria então ser sacralizado, separado na agenda de cada um.

 

A prioridade (premência) da espiritualidade é importante porque ela nos ajuda a reagir diante das adversidades da vida. Em João 11, o apóstolo do amor relata como as irmãs reagiram diante da mesma trágica notícia: a morte de seu irmão, Lázaro. Marta (João 11:20,21) quando soube da chegada a Jesus se movimenta, vai correndo a ele e diz as mesmas palavras que Maria vai dizer (11:32), mas com outra postura e certamente entonação. Uma chega com certa revolta, outra com adoração. Da última vez que estiveram com Jesus, Marta se agitava, e Maria se quedava. Dessa vez, a da hora da dor, Marta continuava se agitando e Maria novamente se curva aos pés do Mestre. Fica muito claro, por pior que seja a dor, não o estereótipo do enfrentamento que muitos defendem, mas o resultado dessa vivência e convivência debaixo da influência e das Palavras do Senhor Jesus.

 

Isto posto quero desafiar a você a:

 

1)      Santificar o domingo a noite. Querem marcar algo contigo para o domingo a noite? Chegue adiantado e saia ou avise que vai chegar atrasado, depois do culto. Mas não negocie, pelo mesmo fato da vida estar muito corrida, esse tempo de sentar-se para ouvir as Palavras de Jesus;

2)      Defina sua prioridade antes. Estabeleça para você as coisas inegociáveis. Espero que na sua escala de valores esteja o nosso único culto semanal (pelo menos por enquanto);

3)      Tenha expectativa para a fala de Deus. Se temos que ter algum tipo de preocupação, de ansiedade (de thetlimene), que seja do ouvir a voz de Deus e seu direcionamento para nós.

Termino enfatizando que há uma promessa de Jesus nisso tudo: a melhor parte não será tirada. Decida hoje escolher a melhor parte e seja honrado pela promessa de Jesus.

 

Com carinho,

Pr.Sergio Dusilek

2 Comentários »

  1. Querido Serginho!
    Como sempre, um texto claro, simples, mas extremamente profundo e muito atual. Obrigado por abençoar a minha vida com as suas reflexões e inquietações espirituais, pois elas também me ajudam a crescer na fé. Deus te bendiga!

    Comentário por Esther Mabel — junho 20, 2012 @ 12:40 am | Responder

  2. Bom dia, Sérgio!
    Estava nessa madrugada meio inquieto por estar passando por uma intensa dor física resultante do meu trabalho(sintomas de hérnia de disco) e, ao digitar no navegador: Senhor, fala com o teu servo, em nome de JESUS!, o teu site foi a palavra que o Senhor me confortou! Glória a Jesus! O Senhor te fortaleça e mantenha sobre ti o Espírito de sabedoria para continuares a ser porta-voz da Sua palavra! Amém! Misericórdia, graça e paz Seja sobre ti! Abç de teu irmão em Cristo!
    Renato Matos

    Comentário por Renato Matos — julho 1, 2012 @ 1:57 am | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: