Novos Caminhos, Velhos Trilhos

maio 18, 2011

COISAS QUE NÃO PODEM SER DEIXADAS PARA AMANHÃ

Filed under: Estudos — sdusilek @ 11:33 pm

Quando seu chefe lhe pede um relatório urgente para uma reunião e voce com sua área de trabalho simplesmente abarrotada, o que voce faz? Com certeza a pior alternativa é pensar e tentar deixar para o outro dia, não é mesmo?

Na vida há coisas que não podem ser postergadas. Essa pastoral mesmo é fruto dessa realidade, uma vez que também não pode ser deixada para amanha… O problema é que nos habituamos a adiar aquilo que é inadiável e antecipar aquilo que, até tem sua importância, porém não possui o caráter da  imprescindibilidade.

Exemplo clássico disso é Davi e sua relação familiar. Sempre apegado ao seu trabalho como guerreiro e a sua condição como líder, aquele que era um homem segundo o coração de Deus teve uma família “intestina”. As tragédias se acumularam em sua casa e estão descritas na Bíblia (2 Samuel). Poucas famílias foram tão problemáticas como a daquele grande rei. De fato: porta fora da casa, grande rei, extraordinário guerreiro, exímio compositor, singular adorador; da porta pra dentro, péssimo, deficiente e pequeno pai. Isso se deu porque o trabalho sempre fora tratado por Davi no nível da urgência. Mas no tocante a sua casa… ela sempre foi alvo de toda a procrastinação e omissão. Tão líder, tão pronto, tão resoluto na rua… tão apagado, tão medroso, tão vacilante e ausente em casa.

Mas um dia a colheita (Gl.6.9) chegou para o rei. E a fatura veio com um alto preço. Absalão seu filho fora morto (2.Sm.18). Nesse momento o pai, que estava escondido sob a capa da realeza, reaparece, chora e faz uma linda declaração de amor pelo seu filho (v.33). O que não fez em vida, fez na morte. Deixou para o amanhã o que era para hoje.

Meu querido, não deixe para o amanha a afetividade na sua casa. Beije, cheire, faça cafuné, nos seus filhos pequenos. Acostumem eles (“muito mal”!) desde cedo a receber e dar afeto. Não perca uma oportunidade em família de tocar nos seus. De estar junto, misturado num mesmo sofá.

Não deixe para o amanha o expressar do coração! Diga enquanto todos vivem e juntos convivem o quanto voces se amam! Pois no futuro quando um partir não haverá o choro da culpa como o de Davi, mas sim da saudade. Não se pranteará as palavras não ditas, mas a impossibilidade de dizê-las novamente.

Termino dizendo que no tocante a família nem o amor, nem o carinho pode ser alocado para o amanha. Não negocie sua família. Não a substitua. Ela foi o presente que Deus deu a você para que voce ame e seja amado.

Não vendo a hora de voltar pra casa para “lamber minha cria” e estar com minha esposa…

Pr.Sergio Dusilek

sdusilek@gmail.com

1 Comentário »

  1. Muito abençoada por este texto!

    Comentário por Barbara Gouvea — julho 27, 2011 @ 12:30 am | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: