Novos Caminhos, Velhos Trilhos

novembro 21, 2010

SOBRE A VERDADE

Filed under: Estudos — sdusilek @ 11:41 pm

Na semana passada fui lembrado, numa conversa com um colega a quem quero bem, de uma história. Voltei a sentir a perplexidade que sentira anos atrás por ver pessoas tão boas e capazes terem um senso de julgamento tão torto. Por isso resolvi escrever poucas linhas sobre a verdade. Espero que elas ajudem você a pensar.

1) Verdade está ligada a caráter e não a temperamento – uma pessoa que perde o controle diante de uma dor excruciante (como a mentira que desonra), não perdeu a verdade. Pode ter se esquecido da melhor razão. Mas não da verdade. Volto a dizer: Verdade está ligada a caráter e não a temperamento. As denúncias que Cristo fez quando expulsou os vendilhões do Templo (Jo.2:12-18) eram verdades, conquanto ele estivesse alterado em seu estado emocional. Tampouco, vale a pena ressaltar aqui, a alteração do estado emotivo é sinal de pecado. Jesus mostrou que podemos nos alterar pela indignação sem abrigar o mal em nosso coração, sem pecar.

Surpreso? Pois é, a vida é maior do que você pensa!

2) Grandes mentiras foram ditas em tom calmo ou repetitivo. As versões nazistas eram repetidas inúmeras vezes porque Joseph Goebbels (chefe da comunicação nazista) entendia que uma mentira quando veiculada várias vezes ganhava “contornos” de verdade… E essas falas eram ditas de modo pausado, numa espécie de leitura de telejornal. Jamais foram verdade, embora muitos tenham acreditado naquelas sandices… não é assim que acontece em muitas igrejas, governos, etc?

Repare a História recente. Seja aqui no Brasil ou fora do nosso país, tivemos inúmeros exemplos de gente que mentiu na maior calma. O nosso presidente disse que nunca ouvira nada sobre o mensalão… e isso na maior calma. Bill Clinton negou ter feito sexo com a estagiária Mônica Lewinsky e fez isso com a cara e a parcimônia “mais lavada” desse mundo. George W. Bush invadiu o Iraque afirmando estar convicto de que aquele país tinha armas de destruição em massa… na maior calma seus assessores afiançaram isso. Na maior calma ele repassou a motivação da invasão para a imprensa. Mas onde estava a verdade? Parece que estava naqueles protestos emotivos que eram feitos pelos Estados Unidos contra a invasão do Iraque.

Guarde bem isso: calma não é sinal de verdade. É sinal de auto-controle ou então, no caso de psicopatas, da ausência de sentimentos e/ou emoções.

3) A verdade é; a mentira não é. A mentira existe como uma ilusão. Ela tem vida na virtualidade da mente que a criou ou da boca que a proferiu. Já a verdade existe por si só. Ela é densa (verdade tem massa!!! Creia nisso!!!). Uma vez diante da verdade nosso coração experimenta um certo assentamento. Relaxamos, ainda que ela (verdade) doa e nos faça sofrer. Isso porque a verdade tem poder de apaziguamento, de finalizar uma procura. Já a mentira… ela jamais aquieta o nosso coração! Deve ser muito duro conviver com gente mentirosa, uma vez que o coração jamais tem sossego.

4) Não podemos lutar contra a verdade, mas devemos nos levantar contra toda mentira. É isso que está lá em II Coríntios 13.8 e João 8. Jesus se insurge contra a mentira dos fariseus a ponto de lhes dizer que eles não eram filhos de Abraão, mas sim do Diabo (daí a expressão pai da mentira). Já o apóstolo Paulo nos adverte a não lutar contra a verdade. É uma luta inglória. E é também uma luta não abençoada. Deus não promove restauração e cura, nem tampouco derrama do seu bálsamo renovador em pessoas e circunstâncias mentirosas. Se aliar a mentira é destronar Jesus. Por isso a vida espiritual de muitos anda muito mal…

Lute para que a verdade se estabeleça. Fale sempre a verdade e anda sempre com gente de caráter que é amante da verdade. Afinal, ela precisa raiar como Sol (Is.48), para que a Glória do Senhor venha sobre nós.

5) Por fim vale lembrar o dizer de Jesus que uma vez conhecida a verdade, ela traz libertação (Jo.8:32). Quem se esconde por medo ou por conveniência no fundo da caverna escura da mentira continua aprisionado por Satanás. Acha que experimentou a verdadeira liberdade, mas está preso! (veja II Pedro 2 e Judas).

Essa liberdade encontramos somente em Jesus Cristo. Somente debaixo de Suas mãos (Lc.13:12-13). E quando temos um encontro verdadeiro com a VERDADE que é JESUS (João 1; 14:6), nossa busca acaba e nosso coração se aquieta. 

Que você ore e deixe Jesus reinar em sua vida! O mundo inteiro pode mentir ao seu redor. Pode até tentar falsear a verdade. Mas em Cristo todas essas mentiras caem por terra.  

Pr.Sergio Dusilek

sdusilek@gmail.com

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: