Novos Caminhos, Velhos Trilhos

maio 20, 2010

O Alvo de Todo Cristão

Filed under: Estudos — sdusilek @ 10:24 am

Qual é o proposito e o alvo de todo crente? Essa pergunta é tão incômoda que há pessoas que buscam viver 5, 7, 3… propositos. Mas qual, biblicamente falando, seria a meta de todo crente?

Paulo fala por duas vezes em uma “formação” de Cristo em nos (Gal.4;19 e Ef.4:13). O alvo é vivermos uma vida em que ela não seja mais nossa, mas sim Cristo sendo mostrado, refletido em nós (Gl.2:20). É comparável a uma gestação, o que implica num tempo de formação e alimentação. Essa ação é igual ao Espírito Santo sobre Maria. Há um Jesus sendo gestado dentro de nós. Há um Cristo do qual precisamos estar grávidos, mesmo porque gravidez deixa qualquer um “cheio de graca”. Isso implica em dizer que não é a idade, nem o tempo de igreja, que indica quanto de Cristo há em você, quanta maturidade espiritual você possui. Há pessoas com tempo de ambiência no Evangelho, mas que pouco de Jesus pode ser visto nelas. Seria esse seu caso?

Essa gestação, essa formação, fala de um obra interior. O Cristo que precisa ser formado em nós não é o do “Santo Sudario”. Nao é uma imagem exterior, mas qualidades a serem observadas na alma. Importa não a aparência, mas o SER como Cristo. E aqui vem um detalhe: a mudanca no exterior se faz com uma intervenção cirúrgica; já a transformação do interior se dá num processo.

Talvez seja por isso que famosos convertidos acabem se perdendo e gerando escândalo por “deslizes” os mais diversos. Eles não cumpriram esse tempo gestacional. Vão para a “luta” com um Cristo em estágio de prematuridade. Antes de irmos para a conquista, para a batalha, precisamos de um mínimo de formação de Cristo em nós. Você está pronto para a guerra contra as hostes infernais?

Outro problema que pode ser visto reside em igrejas cujos membros são parecidos com seu pastor e não com Cristo. Apêgo afetivo, respeito a figura pastoral é salutar. Mas idolatria ou mesmo clonagem comportamental não. Igrejas assim não são cristocêntricas, mas sim “pastorcêntricas”. Acham que a igreja sem o pastor fulano acaba fechando… Igrejas assim ouvem seu pastor, mas pouco se preocupam com Cristo. Se comportam como o pastor, mas nao querem andar como Ele andou (I Jo.2:6). Definitivamente não é dessa formação que Paulo fala.

Que você permita o Espírito formar Jesus em voce. E que para tanto você dê espaço para que Ele cresça dentro de você. Que haja em seu coração a fala de João Batista: “importa que Ele cresça e que eu diminua.” Essa é a meta, o alvo de todo cristão.

Abracao,

Pr.Sergio Dusilek

sdusilek@gmail.com

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: