Novos Caminhos, Velhos Trilhos

março 16, 2010

QUEM SOMOS NÓS?

Filed under: Teologia — sdusilek @ 11:45 am

Pergunta boba, resposta difícil. O ser humano vem tentando descobrir há milênios quem realmente é. Dessa pergunta, da busca pela auto-compreensão e pelo auto-entendimento, surgiram importantes ramos do saber humano como a mãe das ciências – a Filosofia; Antropologia e Psicologia, entre outros. De fato ler a visão antropológica dos grandes filósofos ou mesmo dos grandes servos de Deus enriquece nosso saber. Mas não vou me preocupar aqui com essa forma nobre de abordagem. Quero saber se você sabe quem você é, na medida em que nos permitimos conhecer e na medida em que podemos conhecer. Sim, porque há uma parte de nós (inconsciente) que só Deus conhece (Sal.139). Mas há uma parte que podemos e devemos conhecer. O que você tem feito com sua consciência?

Preocupa-me essas folhagens que usamos para nos esconder. Desde Adão, parece que não temos coragem de nos vermos como somos. Vivemos debaixo de folhas, de peles, de circunstâncias, dos outros, sempre para fugirmos de um encontro existencial. E é esse encontro que cria a ambiência para a libertação, porque ao nos enxergamos como somos, nos tornamos prontos e conscientemente carentes da Graça de Deus. Graça essa manifesta no Éden. Graça essa ratificada na Cruz do Calvário. Se quisermos viver pela Graça e na Graça de Jesus, precisamos parar de nos esconder. A benção do flagrante para a mulher adúltera (Joao  8) foi o fato dela ser apresentada diante de Jesus sem capa. Só pode receber a cura quem chega despido de alma, sem barreiras, sem racionalizações perante Jesus. Não foi assim com o General Naamã (II Reis 5 e Lucas 4:27)? E parar de se esconder é se mostrar “sem capa”. Elias se mostrou sem capa para Eliseu (II Reis 2:13). Um profeta que não tinha nada a esconder. Um profeta que era o que era com a marca de seu profetismo (sua capa) ou sem ela. Não havia duas faces em Elias. Ele era o que era. O que não dizer do cego de Jericó (Mc.10:50) que ao encontrar Jesus deixou a marca do seu estado, sua capa, para trás? Por que alguns insistem usar capa diante de Jesus? Aquele desprendimento foi notado pelo Mestre que viu sua fé, o curou e permitiu que aquele homem o seguisse pelo caminho. Não mais a beira. Agora no caminho. E Jesus? Sua túnica, sua capa (Joao 19:23) foi retirada. O que todos passamos a ver então? O amor de Deus, o acolhimento do Senhor, expresso pelos braços abertos diante do Senhor. Jesus era quem era. Com capa e sem capa Ele sempre foi a maior expressão do Amor de Deus. Não foi a cruz que disse quem Ele foi, mas Cristo é que deu novo significado a cruz. Seus braços entraram em rápida câimbra, devido a posição que ficou e ao sangramento que sofreu. Isso implica dizer que Deus pode ter câimbras, mas jamais se furtará a abraçar você! Embaixo do que você está se escondendo? Que capa é essa que você tem usado para não permitir que Deus chegue até você? Que túnica é essa que você veste que lhe impede até mesmo de tomar consciência de quem você é?

Deus quer trabalhar você e livrá-lo da tirania dos “papéis”. Não somos atores. Não devíamos usar máscaras. Somos pessoas. E Deus lida conosco para além das aparências. Ele vai até o fundo do coração. Quem é você? Deixe Deus sondá-lo e mostrar a você. Deixe Ele reformar sua vida. Ele quer fazer an extreme make over em você. Lembre-se que você é como oliveira verde na casa de Deus (Salmo 52:8). Ele cuida e Ele mesmo poda. Mas tudo para nosso bem e para a Glória dEle.

Com carinho,

Pr.Sergio Dusilek

 sdusilek@gmail.com

WWW.cbrio.com.br

1 Comentário »

  1. Olá Pastor, qual a possibilidade de um dia o senhor vir a Manaus?

    Comentário por ADRIEL BEZERRA — maio 7, 2010 @ 2:37 am | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: