Novos Caminhos, Velhos Trilhos

março 5, 2010

QUANDO SAEM OS BONS

Filed under: Liderança — sdusilek @ 6:25 pm

Há momentos na vida que são inesquecíveis. Casamentos, datas especiais, nascimento de filho… mas há momentos também que você é inserido na História. Hoje participei de um deles. Estou falando da renúncia do Pastor, Profeta e mui querido Carlos Elias da presidência da Convenção Batista Carioca.

Conheci Pr.Carlos ainda como seminarista. Travamos uma amizade de respeito e consideração mútua por conta do nosso tempo de estudo no STBSB. Estudamos no mesmo período (1995-1998), eu pela manha e ele pela noite. Nosso relacionamento foi construído em sala de aula, tanto nas matérias que ele fazia pela manhã, quanto nas que eu fazia a noite com ele.

Pude perceber nesse tempo que Pr.Carlos é homem sério, inteligente, íntegro, amante da verdade, e servo fidelíssimo de Jesus. É trabalhador (quem o conhece sabe quanto ele trabalha) e dedicadíssimo. Aplicado à correção, transpira a transparência que há no Reino de Deus e que falta nos corredores da religião institucionalizada. Sem dúvida ele é uma das melhores coisas que aconteceu no seio dos batistas brasileiros em décadas.

Pr.Carlos é um homem BOM. Em sua boca não há dolo. Em seu coração não há perversidade. Ele é uma dessas pessoas que refletem o Deus a quem serve. Se Deus é Bom (e de fato Ele o é!), reconhecer a bondade de alguém é também reafirmar a presença e a intensidade do Senhor na vida dessa pessoa. Num tempo escasso de bondade, Carlos Elias se tornou uma espécie de Oásis. E como todo Oásis, ele nunca foi a fonte de água, mas nele está presente a FONTE que é JESUS.

Alguém como ele deveria durar anos na liderança do povo de Deus. O próprio testemunho de inúmeros líderes de como ele foi eleito na ultima assembléia anual da CBC, aponta para uma incrível verdade: ele foi a última aposta de Deus como resposta à oração de servos fiéis que clamavam por Sua intervenção no âmbito do trabalho batista carioca. Tenho a vívida sensação de que agora o cálice da maldade subiu até os céus (Jn.1:1-2) e que a justiça do Senhor, seu “vento oriental”(Ez.8) soprará com toda força sobre esse apodrecido tecido religioso que se tornou a cooperação batista no Rio de Janeiro.

Há horas que os bons se cansam. Há horas que os bons percebem que estão a remar sozinhos. E não é no meio do mar. Se fosse assim… é no meio do lodo,  no meio de um lamaçal mesmo. Há horas em que a crise de valores se torna tão aguda e acentuada (a ponto das pessoas acharem correto fazer o que é errado) que não há mais nada a ser feito. Nessa hora é preciso sair.

Penso que os bons têm que sair. Não para que o mal tome o espaço. Mas para que a justiça de Deus se estabeleça. Pois onde há um justo (“exterminarás o justo com o ímpio?” – Gen.18:23b), nem “sodomas confessionais”, nem “Gomorras institucionais” podem ser alvos do juízo divino. Aliás haverá menos rigor para estas cidades no dia do juízo do que para o conselho da CBC que hoje esteve reunido (Mt.11:24).

Quando os bons saem:

a)      O juízo vem. E que Ele venha mesmo! Coisas estranhas começarão a acontecer no “nosso meio”, e hoje pela manha entendo que foi decretada a sorte da CBC – os babilônios (coisa que falei há 3 anos no plenário da CBC em Vila da Penha) já estão vindo sobre a convenção. Pode crer nisso;

b)      Há folga para o justo – de alguma forma Deus livrou Seu servo Carlos Elias de um atoleiro (Salmo 40:2). Perceba que no atoleiro a lama não está dentro do salmista, mas fora dele. Pr.Carlos, Deus deu livramento a você;

c)       O testemunho dele, o cântico novo a que faz menção o verso 3 do Salmo 40, impactará muito mais gente que a permanência no meio de “pano velho”. Creio piamente que o profícuo ministério do Pr.Carlos Elias se tornará ainda mais amplo e abençoado do que já é e que o Salmo 40 se cumprirá em sua vida e em sua igreja.

d)      Há oportunidade do novo. Quem eram os bons na época de Jesus? Ele e Joao Batista desenvolveram ministérios, como bem lembra Pr.Novaes, à margem de tudo aquilo que era institucional. Quando os bons passam para a margem e os marginais para o centro do poder, percebo nisso uma ação do Espírito para realizar algo novo. O Sinédrio teve inúmeras reuniões ao longo de sua existência. Deus não esteve presente em nenhuma delas. Isso porque Jesus, encarnação do Verbo, andava bem longe dali. Os Caminhos do Reino não passam pelas salas de reuniões de lideranças religiosas apegadas às sombras (Heb.10:1) e não a JESUS (Heb.1:1-2)!

Chegou então a hora da novidade de Deus! Como ela vai aparecer eu não sei. Mas convicto estou que vem surgindo (Is.43:18,19).

e)      Quando os bons saem a história é escrita e o apocalipse é vivido (Ap.6:9-11). O “5º selo” é retirado. E logo depois dele vem o “6º”… pode parecer óbvio, mas leia o verso 12 em diante para que você entenda o porquê da ênfase.

f)       Quando os bons saem há separação e distinção (joio e trigo). Agora é hora dos demais bons saírem também, uma vez que a praga do joio já tomou conta. Quem ficar praticamente se declara joio também;

g)      Por fim quando os bons saem há testemunho – um centurião testemunhou de Jesus (Lc.23:47). Na boca de qualquer presente há uma afirmação: “Verdadeiramente este homem era justo”.

Sai dessa reunião conversando com Pr.Novaes sobre o que vimos e vivemos. Disse que publicaria pelo menos 1 texto no meu blog sobre isso. Ele também o faria como já o fez.

Que Deus continue a derramar sua benção sobre você Pr.Carlos Elias, filho do Altíssimo!

Pr.Sergio Dusilek

sdusilek@gmail.com

2 Comentários »

  1. Pastor como esse tipo de coisa tem me entristecido. Sou batista de berço e sempre me orgulhei disso, mas ultimamente tenho tido vergonha da minha denominação. Sabe, a tempos Deus tem colocado uma coisa em meu coração que eu insisto em relutar, até porque não sei se isso provêm de mim ou dEle. A anos quando eu ainda estava na faculdade de direito que sentia uma extrema vontade de lidar com pessoas e tentar ser um facilitador ou um intermediário entre Jesus e as pessoas, se é que se pode dizer isso. Enfim, hoje sou advogado formado a 2 anos e no momento estou desempregado e numa luta no mínimo estranha pois as portas de emprego tem se fechado pra mim de uma maneira absoluta. Tenho liderado um grupo de comunhão e isso tinha sido até agora a minha unica corda de vínculo com a PIB. Enfim, hoje a atual liderança acabou de tocar um tumulto nos grupos que no momento essa corda de vínculo está se rompendo…. Estou confuso e numa crise espiritual gigantesca. Minha alma tem sentido falta de igreja, sentindo falta de pastor. Mas ao mesmo tempo sinto uma queimação dentro do meu peito quando devaneio me imaginando num púlpito. Enfim…. não sei o que Deus quer de mim. Sou advogado e tenho estudado pra concurso. Não tenho conseguido dormir a noite e o Diabo tem conseguido desanimar a minha vida a ponto de pensar em desistir de tudo. Medo e angustia tem me perseguido dia e noite. E me sinto numa claustrofobia espiritual por não ter ninguem com quem desabafar sobre tudo isso…. Por exemplo, estou aqui as 3:32 AM refletindo sobre biblia e sobre a minha vida atual.

    Comentário por Gustavo — abril 19, 2010 @ 3:33 am | Responder

  2. Pastor,iremos fazer uma visita ao culto no Rio 2,nao sei quando,pois estou neste momento na barriga do peixe, rsrs.
    Mas estamos bem,um pouco triste,foi uma parte de minha vida,pessoas que tenho carinho,meu filho minha nora,que estao lá,mas minha alma está em paz,pois a um ano que venho orando para Deus responder minhas suplicas.
    Quero caminhar como Jesus, com simplicidade e amor ao proximo,morrer a cada dia para meu “Eu”.
    Nao negócio a graca de Jesus que me libertou, de um mundo que nunca entendi muito bem, agora ficou pior de entender.
    Meu teclado está com um probleminha, vou parar por aqui,conversamos pessoalmente.
    Deus continue fortalecendo seu ministério, pois nao é nada facil ser verdadeiro em um mundo religioso,e capitalista. Como diz o Caio Fabío,nem vivendo mil vidas,certas pessoas nao gastaria tanto dinheiro,que guardam, poderiam ajudar muita gente.Graca e Paz!! obs a Leticia é muito linda parabéns.

    Comentário por Elizabeth Badolato — setembro 19, 2010 @ 9:36 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: