Novos Caminhos, Velhos Trilhos

janeiro 15, 2010

Haiti: O Diabo cobrou a conta?

Filed under: Teologia — sdusilek @ 1:30 am

Algo terrível aconteceu nessa semana nesse pequeno e sofrido país da região caribenha. Um terremoto de grande escala (7,0 graus) e de “longa” duração (cerca de 30 segundos) arrasou o mais pobre país da America Latina. Como se não bastassem os inumeros problemas daquela nação, agora se deparam com uma catástrofe de proporções épicas. Estima-se 100.000 mortos, sendo que toda a capital (Porto Principe) está destruída. Quando nem o palacio presidencial (reforçado para resistir a golpes militares) consegue se manter em pé num terremoto, voce pode imaginar o tamanho do estrago em outras estruturas de moradia e comércio cujo cuidado na construção, quando existente, era bem menor. De fato uma tragédia.

Soma-se a dor a falta de comunicação e de abastecimento. Pessoas andam errantes pelas ruas. Tem gente no Haiti que vivia abaixo da linha de pobreza que tem tido saudade daquele tempo de miserabilidade. Isso é de embrulhar o estômago de qualquer ser humano, até mesmo do mais insensível. As pessoas não têm onde dormir; não têm o que comer nem o que beber. Lutam por mantimentos como se fossem leões dividindo uma presa. Tudo é chocante no Haiti de hoje.

É verdade também que o Haiti é um país de intensa atividade religiosa satanista. A prática do VODU não é rara por lá. Mas daí dizer que o Diabo cobrou a conta ou que Deus puniu uma nação (como fez o Pr.Pat Robertson nos EUA) é demais.  É interessante como a explicação mística é o primeiro recurso usado por  muitos  para explicar uma tragédia. Nós voltamos a um período anterior ao pré-socrático. Período dos mitos… Guarde uma coisa: tragédia não se entende, se sente!

Deus não iria arregaçar com milhares de vidas porque há uma parte do pais praticando o VODU. Esse pensamento me soa como o Diabo conseguindo atingir pelo VODU ao Senhor. Isso é desprezar o nome e a honra de Deus. É como se o Inferno tivesse feito um bonequinho de Deus e espetado agulhas nele para que Ele reagisse… logicamente que isso nada tem haver com a Biblia.

Prefiro olhar esse momento não pela “ótica do destruidor”, mas pela visão do reedificador. Como Deus enxerga algo assim?

Penso que em primeiro lugar isso dói muito no coração dEle. O sofrimento humano e a morte doem no Senhor, antes de doerem em nós. Uma tragédia como essa entristece o coração de Deus. Uma vida miserável como aquele também. Um sistema injusto que faz com que alguns tenham tanto a menos de 2 horas dali em Miami, enquanto pessoas no Haiti não tenham nada, revolta o coração do Senhor. Tudo isso traz muita dor para todos que são dotados de amor!

Em segundo lugar Deus tem a perspectiva da reconstrução. Derrubar é conosco. Destruir é com o Diabo. Agora recomeçar… isso é com Deus. Creio que Deus está agindo na população mundial para que haja socorro aos flagelados. Creio que Deus está agindo nos governantes  para que se empenhem por ajudar. Quem sabe agora não levem a sério a ajuda ao Haiti, tornando-o de uma vez por todas um lugar digno? Infelizmente alguns lideres mundiais precisam de um motivo absurdo para se sensibilizarem…

Terceiro, Deus levanta Seu povo. Para mim, sabe para onde Deus está soprando sua vontade agora? Para o Haiti! Como seria bom ter um grupo de voluntários preparados para ajudar povos que acabaram de passar por uma catástrofe? Uma espécie de missionário itinerante mas sempre de prontidão para a qualquer momento ir… Nossos espoliados hoje estao especialmente (não unicamente – Lc.10) no Haiti. E o que fazemos? Vamos ao Templo… Se Cristo estivesse entre nós, de modo encarnado hoje, sabe para onde Ele iria? Para o Caribe, ministrar a essa multidão de Porto Príncipe que anda pelas ruas como ovelhas que não têm pastor. Iria multiplicar os paes e peixes para esses que estao tão famintos. Iria ministrar esperança vinda do Alto para gente que perdeu o motivo de viver e que vive debaixo de um estresse pós-traumático. Jesus curaria os enfermos. Jesus restituiria a alegria aos entristecidos.

Ah se Jesus resplandecesse em nós… Seria completamente diferente. Nós encarnaríamos o tipo de vida que Ele levou e iríamos ministrar àquele país que hoje clama a margem da geo-politica mundial: “Filho de Davi! Tem compaixão de mim”.

Portanto meu querido… se mexa! Quer saber como?

a) ore pelo Haiti;

b) peça a Deus para mandar gente corajosa, desprendida para lá agora! Depois que tá tudo reconstruído chega a ser um assinte ir.  Tão necessário quanto os engenheiros são os pastores e missionarios. Nao adianta reconstruir predios para catatonicos morarem. É preciso reconstruir a esperança!!!

c) se voce puder e Deus tocar no seu coração, faça uma doação. Transforme em gesto seu amor! Há uma séria e cristã entidade filantrópica chamada Visão Mundial (www.visaomundial.org.br/doe) que possui trabalho no Brasil, no Haiti e em mais 98 paises do mundo. Ela é um exemplo do que pode ser feito, da onde encaminhar sua doação pecuniária.

Sobretudo: torne-se instrumento do Consolo Divino!

Fraternalmente,

Pr.Sergio Dusilek

sdusilek@gmail.com

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: