Novos Caminhos, Velhos Trilhos

janeiro 4, 2010

PARA CONTINUAR É PRECISO DEIXAR!

Filed under: Estudos — sdusilek @ 9:30 am

Para continuar é preciso deixar!

Não sei se você já conheceu gente que parou no tempo e no espaço. A pessoa ia tão bem… de repente ela travou. Não consegue ir para frente. Não progride. Como uma “mula teimosa” (se você me permite essa digressão) fica empacado, sem conseguir sair do lugar. O ano de 2009 está acabando e a vida continua estacionada…

Quando voce vai procurar uma explicação para  isso acaba esbarrando numa dolorosa experiência de vida que não conseguiu ser vencida. Aquela dor continua sendo vivida, experimentada na mesma intensidade do primeiro momento em que a tragédia se abateu.

Poucas pessoas na Bíblia passaram por tanta dor e tragédia quanto José (Gen.37-50). Foi desprezado pelos próprios irmãos e injustamente vendido como escravo. Conhece alguém de sua família que pensa em “lucrar” com os próprios familiares? Assim eram os irmãos de José. Uma vez no Egito (lugar onde não queria estar), foi injustiçado de novo pela esposa de Potifar. Na cadeia foi injustiçado quando esquecido pelo copeiro a quem revelou o sonho de restituição de sua função. Tanta dor, tanta tragédia… o que fez com que ele continuasse? O que fez com que ele progredisse? Sim, porque em todo lugar que ele passava, ele prosperava.

1) Deus era com ELE (39:2) – Deus não estava só com José; o Senhor era com ele. José, ao invés de alijar Deus da sua vida após tanta injustiça e dor, se “MISTUROU” com ELE. E quando alguém está juntinho de Deus a vida continua, porque o Consolador nos dá força para prosseguir.

2) José deixou coisas para trás (41:51) – Paulo também fez isso (Fl.3:13-14). O nome Manassés quer dizer esquecimento. Há coisas que não se esquecem, mas que também não precisam ser lembradas. Se você quer prosseguir é preciso deixar coisas para trás. Ninguém consegue andar para frente olhando para trás. Não foi isso que ocorreu com a mulher de Ló (19:26)? Pessoas paralisadas se dissolvem no tempo…] 

3) José olhou para frente (41:52) – Efraim significa prosperar. Deus tem para voce experiências boas, ainda que voce viva na terra da sua aflição. O melhor do Senhor ainda está por vir (Jo.16:33). José tocou a vida para frente. Não era o que ele planejara, mas Deus tinha o controle da sua vida. Foi ele o instrumento de provisão numa época de intensa fome. Deus fez com que sua influência atingisse todo o Egito e transbordasse para as demais terras. Ele olhou para frente. José prosseguiu, continuou.

Que nesse final de 2009 voce se desprenda do que tem impedido sua vida de prosseguir. Para que em 2010 sua vida vá adiante, para um nível e estágio que, como José, nunca pensara em atingir. Que nasça no seu coração dois filhos dados por Deus: Manassés e Efraim.

Pr.Sergio Dusilek

sdusilek@gmail.com

7 Comentários »

  1. Oi Sergio,
    nao precisa publicar o comentario.
    Nem sempre vejo teu blog, mas hj cliquei e Deus falou comigo!
    O texto eh muito bom e cabe bem direitinho na situacao que estou vivendo!
    Continue assim, compartilhando os insights que Deus vai te dando e abencoando vidas!
    COm carinho,
    Roberta

    Comentário por Roberta — janeiro 4, 2010 @ 10:10 am | Responder

  2. benção, pastor! Complementou bem uma reflexão iniciada sobre José em nossa célula em final de 2009. Deus continue a te usar e abençoar.

    Comentário por Arthur — janeiro 4, 2010 @ 10:42 pm | Responder

  3. Serginho,
    Ontem a noite comemorando os 75 anos de vida de meu pai (José) citei José e usei o significado dos nomes Manasses e Efrain como exemplos de postura que devemos ter em relação as nossas vidas (é claro que fui motivado pelo que voce falou na semana passada no telefone sobre Manasses e Efrain). Hoje, lendo seu blog, encontro esse texto com aplicações muito parecidas. Isso é mais uma evidencia do mesmo Espirito que habita em nossos corações.
    Parabéns pelo belo texto.

    Comentário por Ronald — janeiro 5, 2010 @ 10:04 am | Responder

  4. Gosto demais dos seus textos, vc tem o dom de comunicar através da escrita! Espero que continue nos abençoando assim!

    Comentário por Nauva — janeiro 5, 2010 @ 11:52 am | Responder

  5. Gordinho, AMEI o texto. Obrigada por mais uma vez ser instrumento de Deus nas nossas vidas!Bjnhs juju

    Comentário por Juju — janeiro 10, 2010 @ 9:57 am | Responder

  6. Pr, que texto edificante!!!! a cada texto postado é uma surpresa, um melhor que o outro não sei aonde isso vai parar!!!! rsrsrs
    Parabéns!!!! continue escrevendo!
    Beijos
    saudades, amo vc!

    Comentário por Rittinha — janeiro 13, 2010 @ 2:33 pm | Responder

  7. Serginho,

    “Não haverá Efraim sem Manasses”, certo? Linda mensagem.

    Obrigado pelo seu cuidado no serviço ao nosso Deus.

    Um abraço para vc e um beijo para Letícia e a mamãe.

    Comentário por Joca — fevereiro 18, 2010 @ 10:44 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: