Novos Caminhos, Velhos Trilhos

janeiro 4, 2010

MISSAO INTEGRAL – ESTAO ACABANDO COM ELA AQUI NO BRASIL

Filed under: Liderança — sdusilek @ 2:43 am

Um dos poucos redutos de uma teologia sadia e saudável está ruindo. Trata-se da Missão Integral. A Missão Integral é o resultado de uma busca sincera e um retorno ao modelo ministerial deixado por Jesus. Nem um evangelho social que preconizava somente o atendimento das necessidades sociais (Walter Raschenbush, 1916), nem tampouco aquele evangelho acadêmico, desconectado da realidade e das necessidades do mundo, fruto do racionalismo filosófico do século XIX. Um resgate puro e simples da vida de Jesus. Um desejo autentico de reproduzir os passos do Mestre.

Sua formulação mais conhecida é “o evangelho todo para o homem todo”. Seu primeiro encontro Conciliar foi traduzido pelo PActo de Lausanne em 1974. Com Ele vem o desejo de expansão do Reino, não necessariamente da Igreja. Isso porque muitas vezes a igreja não acompanha o que é o Reino. E com a visão do Reino vem o alargamento da percepção que a luta deve ser contra o sistema e não somente centrada na salvação de almas. É a busca por um evangelho encarnado, transformador, redentor de uma realidade. Isso porque há sistemas inteiros escravizando milhões de pessoas debaixo da tirania do Diabo. Ser cristão integral portanto não é dormir na igreja todo dia. É adotar uma postura de luta contra esses sistemas injustos que existem. É propagar algo do tamanho de Deus: o Seu Reino!

Por tentar reproduzir o modelo de ação de Jesus, os líderes que envolvidos estão nesse grupo normalmente são um reduto ético. No momento em que se ouve tanta besteira sobre tantos líderes no país, saber que há um reduto que preza pela integridade pessoal é um alívio. Eu chamaria até de um Oásis.

Gente que tem cheiro de povo, que anda no meio das pessoas. Gente que procura desdizer esse modelo ministerial que se implantou no Brasil: personalista-despersonalizado. Personalista porque líderes se ufanam como sendo os detentores da verdade, do saber, da intimidade com Deus e dos oráculos divinos; despersonalizado porque ele é construído por algo não pessoal que são os métodos de crescimento de igreja. Qual era o método de Jesus? Não o vejo com métodos, mas sim com princípios de ação. E para quem acha que ele era personalista… veja os apóstolos em ação após o Pentecostes. 

Pois é: justamente essa coisa tão boa é que estão destruindo no Brasil. E isso através de 3 ondas.

A primeira foi da questão da santidade pessoal. Alguns dos maiores líderes e representantes desse movimento “acabaram pecando”. Gente com uma vida íntegra mas que teve uma mancha em algum momento. Certamente que isso gerou um certo abalo na credibilidade dos líderes que se reuniam em torno da Missão Integral.  Mas interessante é que dois desses lideres apontaram seus erros. Eles se denunciaram. Até quando erraram foram homens e crentes. Ao contrário de muitos que existem por ai…

A segunda onda foi a da falta de Graça. Esse grupo sempre apregoou a mensagem da Graça. Sempre se propôs a viver com a Graça e em Graça. Mas quando alguns dos líderes caíram, foram tratados a “ferro e fogo” e não com Graça por muitos desses “graciosos líderes”. Eles (os que erraram e assumiram/expuseram seu erro) foram abandonados. Contudo manifestações concretas da Graça foram  encontradas em parte da liderança. Por isso que conversar com um Carlos Queiroz é tão cativante. Por isso que entrevistar Manfred Grellert é tão instigante. O que não dizer de ouvir Caio Fabio, ou ler textos de Darci Dusilek (falecido pai)… é gente que vive  (ou viveu) a Graça de Deus. Mas aconteceu algo que manchou esta história e da qual eu me envergonho porque estava lá.

Por volta do ano 2001/2002 (se não estou enganado na data) foi marcada uma reunião em Sumare-SP para planejamento do CBE-2 (segundo congresso brasileiro de evangelização), o qual foi realizado em Novembro de 2002 no SESC Venda Nova-MG. Na época na JUMOC (Junta de Mocidade da Convenção Batista Brasileira) fui convocado para esta reunião. E duas coisas muito me marcaram lá: a) passei muito mal a ponto de procurar um hospital (mas acho até hoje que foi algo que comi em Palmas-Tocantins, da onde estava vindo); b) a falta de Graça com que foi tratado o pai do Pr.Caio Fabio.

Houve um momento daquele encontro que foi se estabelecer um conselho consultivo para o congresso. Daí foram indicados nomes e entre eles o do Rev.Caio Fabio, pai do Pr.Caio Fabio. Na mesma hora houve uma reação de repulsa e negativa de parte dos líderes que ali estavam. Penalizaram o pai por conta do que não concordaram do filho. Nem a cultura judaica foi tão cruel. Para os judeus os pais comiam uvas verdes (pecavam) e era a boca dos filhos que embotava (os filhos sofriam as consequencias – veja o profeta Jeremias). E quem agiu assim de modo mais agressivo foram aqueles que mais aproveitaram a “sombra” ministerial do Caio Filho.  Essa falta de Graça de gente que proclama a Graça foi dura demais. Me envergonho de não ter peitado aqueles lideres na hora. Me envergonho de não ter defendido, naquele momento, aquilo que creio. E já expus essa vergonha pessoalmente ao Pr.Caio Fabio (o filho) pedindo-lhe perdão por isso.

Quebra na integridade/santidade, resgate da Lei e abolição da Graça… a única coisa que estava faltando era a venda. Sim, o caráter mercantil no evangelho.  A mercantilização começou com o uso daqueles que eram mais proeminentes. Agora parece que passou a questão do recurso financeiro. É não falta mais a venda. Compraram a “missão integral”. 

Alguns dos principais líderes da Igreja no Brasil,  notadamente adeptos da Missão Integral e da busca pela coerencia de vida, estão se “prostituindo”. Igrejas bonitas, pomposas, abastadas, mas com líderes tirânicos, de conduta moral reprovada, tem se constituindo os novos parceiros ministeriais desses líderes. Os novos amigos são os “velhos amigos do mundo” ou do Diabo. E isso está acontecendo do Norte ao Sul do país.

Gente que não sabe nem o que é Missão Integral; gente que não ama nem missões porque do bolso não sai nenhum recurso para o campo (quanto mais missao integral…); gente que nao tem cheiro do povo, nem da classe média, muito menos ainda dos pobres; é esse tipo de gente que tem ganho guarida na “liderança” da Missão Integral. Fiquei sabendo esses dias que o 3o Lausanne que será na Africa do Sul no ano que vem (o segundo foi na década de 80 em Manilla, Filipinas) tem credenciado gente que tá mais para o movimento neopentecostal do que qualquer outra coisa. Mas isso em nome das “parcerias”…

Percebe como estão acabando com a Missão Integral no Brasil? A única coisa sã no campo da teologia ministerial está sendo corrompida. Por isso não creio nesses congressos que lutam pela igreja mas que vendem seus valores por uma boa parceria, nem nesses encontros com essa liderança que deixou de viver a Graça e agora assumiu uma postura sacerdotal (compactuação com o erro vigente). Se você está pensando em ir  a algo assim, desista. Fique em casa. Leia um bom livro. Gaste um tempo em oração. Fazer isso vai valer muito mais a pena. Ir nesse tipo de evento que circule preletores que não os que citei aqui… creia em mim… é perda de tempo.

ONDE VAMOS PARAR? Não sei. Mas não pare nesse tipo de evento da Missão Integral. Estão acabando com ela aqui no Brasil.

Com tristeza,

Pr.Sergio Dusilek

sdusilek@gmail.com

2 Comentários »

  1. Nossa, como é difícil digerir a verdade né? Felizmente penso q a nossa esperança nessa terra está no fim, pois creio que viverei ao lado do Mestre.
    A Missãoi Integral é tão simples, que não chama a atençao de uma igreja tão ambisiosa, humanísticamente falando. Agradeço a Deus pela vida de pastores como vc Dusilek, que tem caráter e luta pelo evangelho genuíno!

    Comentário por Bruno Jovita — janeiro 18, 2010 @ 10:02 pm | Responder

  2. Amigão o “Pacto de Lausane” foi em Julho de 1974.

    Comentário por José Waldemar Prado — março 29, 2010 @ 11:50 am | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: