Novos Caminhos, Velhos Trilhos

junho 25, 2009

ATOS SECRETOS

Filed under: Cultura — sdusilek @ 4:50 pm

Recentemente fazendo um vôo Rio-Belo Horizonte (esta ultima sim a cidade maravilhosa (rsrsrs!)), recebi um informativo com algumas noticias de ultima hora para ler. Nele me deparei com uma preocupante frase do presidente Lula na qual preconizava uma espécie de passe livre para os atos secretos do Senado, como se isso não fosse algo digno de apuração.

Para você que me conhece, vou resistir a tentação de arrebentar com esse presidente que temos. Pelo menos por hora. Meu interesse é nesse fenômeno cultural que aceita e justifica que alguém tenha atos secretos.

Para que você entenda a gravidade disso, vale a pena dizer que secreto é diferente de privado. Ninguém ta defendendo que a vida dos outros tenha de ser devassada a um ponto tal que se perca o espaço do privado. Todos precisamos de relacionamento e todos necessitamos também de uma espécie de “reserva de domínio”, algo que seja da nossa alçada e também daqueles com quem achamos que devamos compartilhar. Nesse sentido privado é aquilo que não veio a público ainda, mas que poderá ser de domínio geral em breve tão logo o dono queira mostrar. Já o secreto é aquilo que, por ter sido feito escondido de modo escuso e transgressor, não pode  vir a público. Quando o privado vem a público é exposição. Quando o secreto vem a público é escândalo e difamação (difamar é nada mais do que revelar os podres de alguém… O problema, na minha visão,  não está na difamação, mas na calúnia – quando alguém inventa “os podres do outro”).

O movimento corporativo do Senado brasileiro não é pela invasão do privado, mas sim pela delação do secreto, do escuso. E se fossem alguns deslizes até dava para contornar… mas 663? Tá quase chegando no número da besta do apocalipse (666 – Ap.13). Cá entre nós, me permito achar que esse é um bom número para o Senado do Brasil.

Outro agravante é a incompatibilidade do tipo de vida que um político se propõe a ter. Assim como o político, artistas, líderes religiosos, podem e devem ter suas “vidas privadas”, mas não “vidas secretas”. Isso porque gente que ocupa esse tipo de função tem uma vida com caráter público. E o ônus de quem tem vida pública é justamente a satisfação ao seu público, àqueles que confiam em você.

E é aqui que me preocupa uma triste realidade. O Senado é retrato e extrato do Brasil, e como tal, torna-se também reflexo da Igreja Brasileira. Cresce o número dos sem igreja, dos flagelados da fé. Isso porque tá difícil achar líderes íntegros. Ou que pelo menos busquem viver integramente. Há muito mais líderes religiosos preocupados em “viverem a sua vida” do que em viverem a vida de Cristo (Gl.2:20). Há muito mais líderes buscando usufruir do rebanho do que em serem absorvidos por ele (Ez.34).

Definitivamente não dá para ter uma vida pública com atos secretos.

Que Deus coloque em você e no seu coração o desejo sincero de ter a sua vida como uma carta aberta (Gl.6), afim de que as pessoas leiam quem você é e também enxerguem o Cristo que você professa.

 Pr.Sergio Dusilek

sdusilek@gmail.com

WWW.cbrio.com.br

1 Comentário »

  1. Pastor Sérgio,
    Brilhante e impressionante como você consegue transmitir uma informação/mensagem de forma clara, simples e muito inteligente.Você tem razão como os atos vergonhosos do Senado se tornam reflexo da Igreja Brasileira. Como os Senadores existe líder espiritual que tem uma mala preta daquela bem grande cheio de atos secretos, pervertidos e profanos… e ainda há mais em comum com os Senadores, o Senadores mandavam um diretor “capacho” validarem suas decisões e alguns líderes também tem um “capacho” para legítimar suas escapadinhas e outros podres. Alguns atos secretos do Senado podem ficar sem serem revelados pra sempre mais com a Igreja a coisa é diferente, pois quem governa é o Senhor e Ele não vai deixar nada obscuro e irá trazer tudo para luz com sua verdade.

    Comentário por Tony — julho 7, 2009 @ 3:56 am | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: